Home
Sede
Sítio
Quem Somos
Cadastre-se
Fale conosco

Ioga na Sede Vida de Clara Luz

A palavra yôga vem da palavra sânscrita juguit que significa juntar, unir. Nessa direção, as técnicas e a filosofia que formam o sistema do Yôga - o mais antigo sistema de desenvolvimento pessoal conhecido - propõem-se ajudar a pessoa a criar um estado de perfeita conexão entre a sua condição humana e seu potencial espiritual; ajudá-la a promover a união entre a consciência individual e a consciência cósmica. Propõem, para isso, uma forma de auto desenvolvimento direcionado para a integração corpo, mente e alma, que permita alcançar, manter e expandir um estado de alta consciência de si e de tudo que está ao redor.

Praticando Yôga desenvolve-se a saúde e a vitalidade do corpo, a concentração e o equilíbrio da mente, a segurança e a compaixão do coração e a paz de espírito. Desenvolve-se equilíbrio e proporção em todos os aspectos da vida, aprendendo a tratar as necessidades do corpo, da mente e do espírito, igualmente, para uma vida plena de luz.

O Vida de Clara Luz, espaço em que se promove o crescimento de todos os aspectos da vida, de forma a ajudar as pessoas a alcançar uma harmonia saudável consigo mesmas e com o seu meio natural e social, oferece regularmente aulas práticas dentro da filosofia do Yôga. Nessas aulas combinam-se técnicas de Hata Yoga e de Kundalini Yoga que incluem a vivência de asanas, pranayamas, mantras, mudras, meditação, pratyahara, e filosofia yóguica

O Hata Yoga trabalha a atenção na ação física, pela sincronia entre respiração e movimento. Faz isso por meio de asanas, posturas corporais estáticas e lentas, que atuam no equilíbrio das funções do corpo e da mente. Também por meio de pranayamas, exercícios de respiração consciente que permitem controlar e expandir o prana - energia vital que tudo permeia - que circula pelo corpo.

O Kundalini Yôga, apoiado na sincronia entre movimento e respiração, trabalha seqüência específicas de exercícios dinâmicos, chamados Krias. As krias combinam asanas, pranayamas e mantras, que ao interagir promovem a quebra dos bloqueios da energia do corpo e facilitam a interação equilíbrada de seus vários sistemas promevendo saúde física e mental.

Os mantras são sons sagrados que afinam e controlam a vibração mental. São sons de cura que pacificam a energia da mente e do corpo. Por meio do canto de mantras gradualmente refina-se a sensibilidade e a consciência dos sons e começa-se a sentir o som como energia. Isso possibilita a conexão como a fonte energética coletiva de cura, trabalhada durante séculos por muitas geração de pessoas que vem utilizando os mantras para gerar paz e cura em suas vidas.

Pratyahara, que literalmente quer dizer "exatamente ao contrário", é uma vivência de relaxamento profundo, praticada depois da execução de uma seqüência de asanas. Visa levar a pessoa desconectar-se completamente do corpo e da mente, libertando-se deles - exatamente o contrário do que faz na vida de relação - e vivendo conscientemente essa sensação. Durante esse exercício toda a energia trabalhada ao longo da prática, integra-se às células do corpo.

Mudras são símbolos, gestos, que enviam mensagens claras para o sistema de energia mente / corpo e são utilizados associados com os asanas, com a entoação de mantras e na meditação.

Meditação é um estado de unidade interior com o todo que experimentamos quando a mente silencia e não reage, apenas observa. É vivenciada no final da aula, quando o físico e o mental estão na condição mais favorável para isso, devido aos exercícios precedentes.

Tudo isso permite experimentar profundamente a filosofia yôguica que, em linhas gerais propõem sermos testemunhas conscientes de tudo que se passa no sistema corpo/mente, a fim de dominá-lo e deixar de ser dominado por ele; a fim de tornar-se senhor de si mesmo, criando uma totalidade poderosa, integra e efetiva; a fim de abrir a própria experiência e utilizar o potencial completo para organizar e curar o sistema corpo / mente e alma.

Horário : Terças-feiras das 20h30 às 22h00
com Silvia Friedman
Inscrições: 55 (11) 97240 1289 (Whats App) ou silfriedman@yahoo.com.br

Vida de Clara Luz - Sede Rua Aimberê, 2008 - Perdizes - contato@vidadeclaraluz.com.br