Aulas de Vinyasa Krama Yoga

com Fábio Sayão

de segunda a sexta das 7h15 as 8h45

 

Obs. É imprescindível agendar diretamente com Fábio a primeira aula, seja em grupo, seja individual, 99824 8844 natarajanyasin@gmail.com

 

Sobre o método

Vinyasa Krama Yoga é uma forma de Hatha Yoga ensinada modernamente pelo eminente yogue T. Krishnamacharya (1888 – 1989). A aula caracteriza-se principalmente pela maneira deliberadamente consciente de se fazer as posturas clássicas do yoga em sincronia com a respiração – fio condutor de toda a prática. Envolve também exercícios específicos de respiração (pranayamas) em posturas estáveis, introdução à meditação, entre outras técnicas. Ao longo de um mês, diferentes séries de posturas são praticadas e também são apresentadas adaptações convenientes àqueles com alguma necessidade e/ou limitação específica.

Ao contrário da maioria das metodologias conhecidas como formas de vinyasa yoga – onde observa-se comumente uma prática aeróbica de sequências de posturas (cujos movimentos e cada inspiração ou exalação levam em torno de 2 a 3 segundos, gerando obviamente os efeitos de práticas físicas aeróbicas, como elevação do ritmo cardíaco e transpiração constante), noVinyasa Krama Yoga cultiva-se uma respiração longa e fluida na prática de posturas. Os movimentos para se chegar a cada postura e dela sair, sincronizados a uma inspiração ou exalação, levam em torno de 5 a 10 segundos – além de haver permanências mais longas nas posturas em si.

Tais características trazem bastante presença e consciência para a prática (aqui nada é feito “no automático”), é esperada inclusive uma redução do ritmo cardíaco, entre vários outros efeitos benéficos, como ganho de flexibilidade, tonicidade em diversos grupos musculares (principalmente nos de sustentação da coluna vertebral), aumento da capacidade respiratória, aumento da concentração etc. Estes efeitos fazem desta prática uma forma genuína e condizente aos conhecimentos tradicionais do yoga.

 

Alguns livros recomendados sobre Yoga segundo os ensinamentos de Krishnamacharya:

O Coração do Yoga, de T. K. V. Desikachar; A Terapia do YogaYoga para o Corpo, a Respiração e a Mente, ambos de A. G. Mohan. Demais livros em inglês dos autores acima citados e os de Srivatsa Ramaswami, Gary Kraftsow, Leslie Kaminoff e Mark Whitwell.

 

Sobre o professor

Fábio Sayão dedica-se ao estudo do yoga desde 1995, aprofundando-se nos ensinamentos de T. Krishnamacharya. Já fez nove viagens de estudos à Índia, onde estudou e se formou com três discípulos diretos de T. Krishnamacharya. Tem como professor Srivatsa Ramaswami, com quem se formou em yoga na Loyola Marymount University, em Los Angeles, além de fazer aulas particulares na Índia com ele – a quem considera um grande exemplo de yogue nos dias de hoje por sua excelência, grande simplicidade e humildade no ensino. Fez um curso de formação com A. G. Mohan, sua esposa Indra e seu filho Ganesh. Estudou com K. Pattabhi Jois e por ele foi autorizado a ensinar sua metodologia, a qual, entretanto, não pratica nem ensina mais. Fábio é formado em filosofia pela USP, onde também estudou língua e literatura sânscritas.fabiosayao.worpress.com